terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comentário único de hoje

Você percebe que realmente está morando na Inglaterra e fazendo parte do cotidiano inglês quando começa a falar inglês com o cachorro.

domingo, 23 de setembro de 2012

Geralzão


Terminou a quarta semana que estou aqui. Já dá pra ter uma noção um pouco maior de como vai ser o ano aqui. Junto com o casal de missionários noruegueses, o Roar e a Ingvild, eu (Becca) e a Rebeca (Becky) somos responsáveis (ou teoricamente responsáveis) por 5 grupos de adolescentes, basicamente assim:
segunda: grupo de estudo na hora do almoço; grupo de adolescentes a noite em uma igreja
quarta: grupo de adolescentes a noite em outra igreja
quinta: trabalho num ônibus que transformaram em um café com video games pra galera entrar e ficar lá de boa e perceber que os cristãos não são tão alienígenas quanto parecem
sexta: clubinho depois da aula
sábado: nada (coisa mais estranha da vida)
domingo: culto de manhã, célula a noite.

Essa é a rotina dos grupos, e temos mais o trabalho no escritório todas as manhãs (exceto quinta) pra planejar as atividades nos grupos.
Hoje tivemos um barbecue ("churrasco" de hamburguer, salsicha e espetinho de peru e funghi) de boas vindas para mim e pra Becky no jardim aqui de casa com umas 50 ou 60 pessoas de diferentes igrejas, e depois tivemos um culto de ordenação, envio, sei lá como chama, no qual oraram por nós duas e nos abençoaram, foi bem bacana. É muito bom sentir o cuidado de Deus com cada coisa que acontece aqui!
Cada dia eu me sinto mais em casa com essa família (no começo era meio sei lá), e percebo que eles também estão se acostumando em ter uma pessoa estranha em casa (não tão estranha, faz favor). Até o gato tá virando meu amigo: ontem a gente tava vendo filme junto e ele veio e sentou no meu colo, fiquei emocionada, foi quase como ele me dizendo que eu era bem-vinda ali :)
O que eu acho mais legal de tudo nesse lugar é o chuveiro, que você só precisa apertar um botão pra ligar. E descobri que lavar sua própria roupa é a melhor lição sobre responsabilidade que alguém pode ter. A gente aprende na marra quando não tem mais nenhuma meia limpa na gaveta.
Ah, nessa sexta eu me mudei de quarto! Antes eu ficava no quarto de hóspedes, que era legal porque tinha uma bateria (que eu tô aprendendo a tocar) e uma pia (que é muito útil, acreditem), mas agora estou no quarto da filha mais velha (que se mudou de cidade), que é mais bonito e aconchegante e eu finalmente posso desfazer as malas :D
Agora preciso ir dormir porque amanhã levanto cedo porque é meu dia de guardar a louça da máquina de lavar louça.

Versão resumida: tô aprendendo a tocar bateria e lavar minhas próprias roupas.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coisas que estou aprendendo sobre a Inglaterra

- se alguém te convida para uma xícara de chá (a cup of tea) é só um chá - o mesmo chá sempre, com leite e sem açúcar; mas se te convidam para um chá (tea), significa que é um convite para jantar na casa da pessoa;
- inglês realmente toma muito chá e café. Contei que em um dia no retiro tomamos chá/café OITO VEZES.
- casaco de chuva é um item essencial (não necessariamente para vestir sempre, mas se você não estiver com ele na mão ou na bolsa, vai chover sem dúvida nenhuma);
- se você achava que o clima de Curitiba é louco, fique sabendo que hoje choveu seis vezes e apareceu o sol cinco vezes durante a manhã e a tarde. [números aproximados]
- se você não está disposto a ter uma conta de energia altíssima, vai se acostumando a ter roupas molhadas penduradas pela casa toda durante uma semana até que sequem bem.
- atravesse a rua correndo, porque o sinal para pedestres fica aberto por um tempo ridiculamente pequeno
- jogue o papel higiênico na privada
- nem sempre, mas em algumas casas (como aqui onde estou morando) é tudo separado: chuveiro em um comodo, banheira em outro, privada em outro, torneira em outro (provavelmente junto com a banheira). E boatos que tem casas com carpet no banheiro. Coisa de inglês.
- SEMPRE SEMPRE use "por favor", "obrigado", "desculpe-me" e "com licença" em todas as frases (pelo menos uma das opções citadas). Não adianta sorrir e achar que ser simpático é sinal de educação. Não, pra inglês isso não conta. Se alguém estiver no seu caminho atrapalhando sua passagem, ou se alguém esbarrar em você, peça desculpas. Se você oferecer algo a alguém e essa pessoa aceitar, agradeça. Se alguém te oferecer alguma coisa, diga "sim, por favor". Quando for comprar algo em uma loja, agradeça a pessoa do caixa pelo menos três vezes (e não se espante se ela te agradecer três vezes também).
- mostre sua identidade quando for comprar uma tesoura
- se quiser passar, não peça licença, fique esperando até a pessoa se dar conta que está no seu caminho


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

      Eu sei que faz muito tempo que nao escrevo, foi mal praqueles que vieram pedir noticias. é que ainda nao arranjei um computador pra mim, aí nao é sempre que dá. Esse computador nao tem acento, vou ter que me acostumar com isso.
     Como nao escrevi nada desde que cheguei na minha cidade (Barrow), já passaram varias coisas, varios e varios sentimentos, mas enfim, o que passou passou, tá tudo bem,  aconteceram coisas boas, e agora vou falar de agora. Ontem de manha eu finalmente me mudei para minha nova casa. Ela fica no endereço mais legal que eu poderia querer! Quem adivinhar ganha um cartao postal. E quem quiser me deixar super mega feliz e quiser me escrever uma carta ou talvez    um envelope com um papel em branco dentro, pode me pedir o endereço.
      Eu moro com a família do pastor da igreja que vou trabalhar, que se chama St. Paul's (a igreja, nao o pastor). A família é muito bacana, eles sao bem queridos e atenciosos comigo! O casal tem 3 filhos, mas os dois mais velhos (um menino e uma menina) estao indo para a universidade, entao nao vou conviver com eles. O mais novo (Joel) tem 13 anos e adoora animais; o que explica o fato de ele ter um gato, um coelho e uma cobra de estimaçao. O coelho fica solto na cozinha pelas manhas, o gato fica por aí e a cobra, felizmente!, fica na casinha de vidro dela, no quarto do Joel. 
      As coisas estao começando a se ajeitar, o trabalho na igreja tá começando a tomar forma, as coisas estao começando a fazer sentido. Eu achei que aquele cansaço que bate por causa da lingua ia acontecer daqui a um tempo, mas as vezes bate uma lezera imeensa, que dá vontade    de dormir (bom, vontade de dormir eu tenho sempre). é que eu realmente achei que ia ser mais facil entender o que eles dizem, mas o sotaque é muito forte, aí sempre tem que pedir pra repetir, ou falar mais devagar e tal. Mas to me acostumando! O engraçado é que quanto mais eu aprendo, mas eu sei que nao sei nada!
     Ontem eu e a outra Rebeca fomos babás dos filhos dos missionários e eu troquei a primeira fralda de coco da minha vida. Uma experiencia nao tao traumatica quanto eu imaginava. Espero que nao tenho sido traumatico pro bebe tambem. Arranjei uma bicicleta hoje, mas ela nao funciona direito, entao fui pra casa da Rebeca empurrando ela. O impressionante é que eu consegui cair com ela SEM estar em cima dela. Foi uma daquelas cassetadas do Faustao, alguem devia ter filmado, quando eu percebi meus pés estavam no ar e minhas costas no chao, um tanto quando bizarro. Mas pra isso tenho a desculpa do esquisito transito ingles, que é todo ao contrario e aí eu penso ''ah, nao é tao dificil, é s  pensar que é ao contrario do que no Brasil'', mas eu nem lembro mais como é no Brasil, aí eu sempre se confundo. Mas ok, acho que vou sobreviver.      
      Hoje fizemos uma apresenta'cao na igreja sobre o Brasil e aí levamos brigadeiro, mas acho que nao fez muito sucesso. Mas nao deu muito certo mesmo, o leite condensado aqui é diferente. Ou a gente que nao sabe fazer brigadeiro - é possivel.



Versao resumida: já to instalada na minha nova casa, to bem, to feliz, tenho uma cobra de estimação, o transito ingles me confunde.