quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

"Quem não perde a cabeça com certas coisas é porque não tem cabeça para perder."
(Gatthold Ephraim Lessing)

Auschwitz

Em algum livro de estudo constava que a pessoa não consegue aguentar mais que determinado número de horas sem dormir. Eu mesmo tinha a convicção de que havia certas coisas que eu simplesmente não conseguiria fazer. Não poderia dormir "caso não..." Não conseguiria viver "sem..." Na primeira noite em Auschwitz, dormi em beliches de três andares, e em cada andar (medindo mais ou menos 2x2x5m) dormiam nove pessoas, em cima de tábua pura; e para cobrir-se, havia dois cobertores para cada andar, isto é, para nove pessoas. Não era permitido levar sapatos para os beliches. Em grave infração ao código, um ou outro os usava à guisa de travesseiro, mesmo estando totalmente enlameados. No mais, nada nos restava senão apoiar a cabeça sobre o braço, mesmo que quase o destroncasse. Mas o sono leva consigo o estado consciente, eliminando também o dolorido da posição.
Outras coisas surpreendentes que se consegue fazer: passar meses ou anos no campo de concentração sem escovar os dentes, e mesmo assim ter uma gengiva em estado melhor que nunca, apesar da considerável deficiência de vitaminas. Ou usar a mesma camisa durante metade de um ano, até ela ficar completamente irreconhecível; não poder lavar-se de forma alguma, nem parcialmente, por estar congelada a água nos canos do lavatório; não ficar com pus nas mãos feridas e sujas de trabalhar na terra (claro, enquanto não houvesse sintomas de congelamento). Então nos dávamos conta da verdade daquela frase de Dostoievski, que define o ser humano como o ser que a tudo se habitua. Podem perguntar-nos. Nós sabemos dizer até que ponto é verdade que a pessoa a tudo se acostuma, sem dúvida! Mas ninguém pergunte de que modo. . .

(Viktor Frankl - Um psicólogo no campo de concentração)

"Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

(Viktor Frankl)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sobre o sucesso

"Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão sofrer. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de um dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser. A felicidade deve acontecer naturalmente, e o mesmo ocorre com o sucesso; vocês precisam deixá-lo acontecer não se preocupando com ele. Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então vocês verão que a longo prazo - estou dizendo: a longo prazo! - o sucesso vai persegui-los, precisamente porque vocês esqueceram de pensar nele."
(Viktor Frankl)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

"Então o amor e a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser laço."

- Mário Quintana

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

“Amor é quando você tem todos os motivos para desistir de alguém, e não desiste.” (William Shakespeare)

sábado, 26 de novembro de 2011

Acesso

Da Tua glória e poder falam os Céus e a Terra. Tu tens me feito crer na tua vida eterna!
Em meio a tanto mal, vejo a obra de tuas mãos; quebrado eu venho a Ti e Tu atendes à oração!
Quero me ajoelhar em frente ao trono de Deus e com fervor adorar àquele que cuida dos seus. Não há angústia ou espada que cesse o meu louvor; não há barreira ou morte que interrompa o Teu amor. Da minha boca brota o louvor ao Deus eterno, não há como Ele em toda Terra!
Por isso eu quero engrandecer ao nome do meu Senhor e novamente pedir perdão ao filho que quer amor, ao filho que quer amooor!

(Acesso - Golgotha)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Serviço, transformação, dignidade.

Serviço, transformação, dignidade. Esse é o lema do Projeto Social Dorcas.
Às vezes saio de lá com as energias renovadas, com vontade de salvar o mundo e achando que vou realmente conseguir. Mas às vezes saio de lá arrasada. As crianças lá sugam muito da gente. Tudo lá suga da gente. Às vezes saímos de lá com vontade de largar tudo e eles que se virem.
Hoje foi um disse desses. Tive que improvisar a aula inteira, as crianças não colaboraram, e no fim o Dionatan disse que não ia mais voltar nas terças-feiras. Ok, whatever, eu pensei.
Mas as histórias daquele povo lá de Tamandaré são de emocionar e arrepiar qualquer um. A história que a Rosângela me contou sobre uma família, na qual todos os filhos foram abusados sexualmente pelo padrastro, e também sobre a família do Elias e do Moisés... Me emocionaram demais.
Voltei pra casa chorando por dentro. E chorei por fora. E bateu uma vontade imeensa de fazer a diferença na vida daquelas crianças, sabe? Mas aí percebi que são elas que fazem a diferença na minha vida. E eu quero deixar que elas me ajudem a mudar, a ser uma pessoa mais parecida com Jesus, uma pessoa que sabe amar, sem preconceitos, sem orgulho. Não quero me acomodar. Não quero que o conforto do sofá e da internet wireless e a geladeira cheia me façam esquecer quem eu sou - filha de Deus, assim como aquelas crianças que moram em Tamandaré, assim como aquele playboy maconheiro que passa na frente de casa todo dia, assim como a índia vendendo artesanato na rua, assim como os professores, assim como os entregadores de pizza e os maus motoristas e as pessoas que não atravessam na faixa.
Quero deixar que o Projeto Dorcas faça diferença na minha vida, assim como fez na vida de quem trabalho lá. E, se Deus permitir, que eu também faça alguma diferença na vida daquelas pessoas. Que Ele me dê capacidade, sabedoria, amor (e que eu saiba como demonstrar amor para aqueles pequenos), paciência, perseverança, força. Que eu não faça aquilo para me vangloriar, para colocar no meu currículo, para falar para os outros como eu sou boazinha. Ó Deus, tira isso de mim!

"A criação clama por Ti, em espírito e em verdade
Glória ao único e fiel, Jesus, filho de Deus!

A criação te dá louvor, porque só Tu és senhor
Só Tu és o Deus que reina por toda a eternidade!

Grande Deus, glória a Deus, em todo céu, em toda Terra
Toda língua a Ti renderá louvor!
Grande Deus, glória a Deus, em todo céu, em toda Terra
Todos vivem para a glória do Senhoor!

Santo é o Senhor, que a Terra cante, que a Terra cante!"

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cegueira

"A cegueira nos dá uma grande felicidade. Ela nos dá uma verdadeira oportunidade, tanto através da desordem quanto da ordem que ela cria.

A desordem é a peça que ela nos prega, a leve alteração que causa: força-nos a enxergar o mundo de um ponto de vista diferente. Essa desordem é necessária, pois a principal causa de nossa infelicidade e de nossos erros é que nossos pontos de vista são fixos.


Quanto à ordem gerada pela cegueira, ela é a descoberta da criação constantemente presente. Acusamos sempre as condições de nossas vidas; nós as chamamos de incidentes, acidentes, doenças, obrigações, defeitos. Desejamos impor nossas próprias condições à vida: é aí que reside nossa verdadeira fraqueza. Nos esquecemos de que Deus nunca nos cria novas condições sem nos dar a força para enfrentá-las. Sou grato à cegueira que não me permitiu esquecer isto."

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obnubilações oniroides

Se você não é um estudante de psicologia, talvez você esteja se perguntando:
- Afinal de contas, O QUE É UMA OBNUBILAÇÃO ONIRÓIDE?

Obnubilação é uma das alterações das funções mentais que afeta a consciência (estado de vigilância). É um rebaixamento do nível de consciência, entre a lucidez e o coma. Este rebaixamento está relacionado a um comprometimento generalizado do funcionamento cerebral - ocorre um déficit cognitivo global - e sempre possui uma origem orgânica. O rebaixamento do nível de consciência pode ser dividido em obnubilação simples e obnubilação oniroide.
A oniroide se caracteriza pela presença de sintomas psicóticos, especialmente ilusões e pseudo-alucinações visuais, ideias deliroides persecutórias, dificuldade de concentração, desorientação do tempo e do espaço, desagregação do pensamento, dificuldade de compreensão e de raciocínio, muitas vezes ansiedade, perplexidade e agitação psicomotora.

E por que cargas d'água eu escolhi esse nome?
- Porque é legal e esse blog é só pra mim mesma, haha

terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Desenvolver força, coragem e paz interior demandam tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."
Dalai Lama

sábado, 5 de novembro de 2011

‎"Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos. "

Martin Luther King

domingo, 30 de outubro de 2011

Livre(se)

Livre-se da sua inteligência, se ela não faz ninguém sorrir, se é incapaz de te fazer sentir o gosto bom da simplicidade. Livre-se do bom senso, se ele não tem bom humor. Do bom gosto, se não tem bondade. Se desfaça do seu lado crítico, se ele te prende numa opinião quadrada sobre as coisas que estão te cercando e não te permite um novo olhar sobre aquilo que está mudando. Livre-se da lógica, se não dá brilho aos teus olhos, se não deixa cor na tua boca, se não enfeita o mundo; e seja a incógnita que dança na poça, que canta na chuva, que beija o absurdo. Seja profundo.
(Eliza Moreno)